sexta-feira, 22 de julho de 2011

CANTOR (A) EM DESTAQUE HOJE - "GAL COSTA"

A ESTRELA GAL COSTA! 
BRASIL MEU BRASIL BRASILEIRO...
nossa Gal
Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa, (Salvador, 26 de setembro de 1945) é uma cantora brasileira.
Gal Costa
Gal Costa é filha de Mariah Costa Pena, falecida em 1993 que foi sua grande incentivadora, e Arnaldo Burgos.Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical. Gal jamais conheceu o seu pai, que faleceu quando ela tinha por volta de 15 anos. Por volta de 1955 se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente. Em 1959 ouve pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 é apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir uma grande amizade e profunda admiração mútua que perdura até hoje.
Em meados dos anos 90 Gal mudou oficialmente o se nome de Maria da Graça Costa Penna Burgos para Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa.
Essa é nossa Gal sempre se destacando, em 1960 com Gracinha, Gau, Maria da Graça, 15 anos. Nas festinhas, a adolescente retraída empunhava o violão e cantava as canções da época. Evidenciava-se, lentamente, a sua vocação de cantora. A cidade de Salvador fervilhava de idéias vanguardistas. Brasília era inaugurada, as rádios tocavam João Gilberto em Chega de Saudade, Martim Gonçalves dirigia a Escola de Teatro, os soviéticos lançavam ao espaço o Sputinik 4: o futuro parecia próximo e moderno. John Kennedy vencia as eleições nos Estados Unidos, Gláuber Rocha estreava como diretor em Barravento, Roberto Pires acabara de filmar A Grande Feira e Elvis Presley avisava: It´s Now or Never. O mundo perdia a inocência da década anterior.
A voz possante de Angela Maria e os trinados de Dalva de Oliveira deixavam, aos poucos, de seduzir a adolescente Maria da Graça Costa Penna Burgos. Ela agora se convertia aos acordes dissonantes do primeiro LP de Carlos Lyra, cuja contracapa, assinada por Ary Barroso, registrava pela primeira vez o termo "música popular brasileira".
Sugre então essa grande cantora da música popular brasileira.
Gal Costa
SUCESSO SEMPRE GAL COSTA VOCÊ MERECE TODOS OS NOSSOS APLAUSOS COMO CANTORA E COMO MULHER!


Algumas das canções e trilhas sonoras de novelas, minisséries e seriados de Gal Costa.

ACESSE: www.galcosta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário