quinta-feira, 2 de junho de 2011

OS 60 ANOS DA CHEGADA DA RAINHA ELIZABETH 2ª AO TRONO

Um grande concerto no Palácio de Buckingham, residência da família real britânica, fará parte dos eventos programados para celebrar em 2012 o 60º aniversário da chegada da rainha Elizabeth 2ª ao trono.

O Palácio de Buckingham divulgou nesta quinta-feira o programa preliminar das celebrações, que acontecerão entre 2 e 5 de junho do próximo ano, antes das Olimpíadas de Londres, que começarão no fim do mês de julho.

foto divulgação
Nascida a 21 de Abril de 1926, em Mayfair, Londres, filha do príncipe Albert, Duque de York e Elizabeth Bowes-Yok, duquesa de York. Foi educada em casa sob a supervisão da mãe. Estudou história e línguas modernas, falando francês fluentemente. Instruída em religião com crença na Igreja de Inglaterra. Aos 10 anos, tornou-se herdeira directa do trono, após o pai se tornar rei. Tinha 13 anos quando começou a Segunda Guerra Mundial.

foto divulgação

Em 1947, casou com Filipe, Duque de Edimburgo, seu primo em terceiro grau. Um ano depois deu à luz o primeiro filho, Charles de Edimburgo. Teve ainda mais três filhos: Anne, a Princesa Real, Andrew, Duque de York e Edward, Conde de Wessex.

É a atual monarca e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, bem como Rainha de Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.  

A rainha é também chefe da Comunidade Britânica, governante suprema da Igreja Anglicana, comandante-chefe das Forças Armadas do Reino Unido e Lorde de Mann; ela reina com esses títulos desde a morte de seu pai, rei Jorge VI, em 6 de fevereiro de 1952.
Ela inaugura hospitais e ferrovias, dá nome a navios, preside banquetes oficiais e recebe as credenciais dos embaixadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário